7 de maio de 2008

Há vagas em TI? Concursos: Respostas de SERPRO e MCT para 2008.

(Vejam as respostas do Ministério da Ciência e Tecnologia e do SERPRO com relação às vagas previstas para 2008, abaixo).

266A revista INFO EXAME do mês de abril abordou um tema que atinge, muitas vezes, a mente principalmente de recém formados que precisam ingressar no mercado de trabalho, mas não possuem a experiência necessária ou exigida pelas empresas privadas que disponibilizam estas vagas.

"Há vagas no Governo"?

A revista em questão afirma que inúmeras vagas no setor público serão abertas este ano. E estima-se que este número seja por volta 1117 vagas para profissionais de tecnologia da informação.

É claro que as vagas não estão presentes somente no governo. Na verdade, se um profissional procura construir uma carreira na qual ele espera ser promovido pelos seus méritos (métodos meritocráticos de promoção) a médio e a longo prazo, o mais aconselhável é buscar uma empresa privada. Em órgãos públicos, muitas vezes para se conseguir uma promoção é necessário passar novamente por um concurso para a vaga pretendida.

O que acontece é que muitas vezes, recém formados na área de TI não têm as qualificações necessárias para compor as empresas com deficiência de funcionários, e por isso recorrem a concursos para ingressar na carreira pública.

O desemprego em tecnologia é um fator complexo, visto que inúmeras vagas se encontram abertas esperando candidatos a sua altura.

O número de vagas exposto pela INFO se concentra basicamente em duas Instituições conhecidas e com necessidade maior de profissionais de TI do que outros concursos que talvez estejamos acostumados a ver: o SERPRO e o MCT.

Clique nos links abaixo para conhecê-los melhor:

serpro

mct

Como o edital de nenhum destes concursos está disponível na internet. E no caso do SERPRO o ultimo concurso foi realizado em 2005, entrei em contato com os dois órgãos pedindo uma previsão quando a realização dos processos ou até mesmo publicação dos editais. Confira as respostas:

SERPRO

Informamos que não existe previsão de data para realização do concurso público do SERPRO.

Foi identificada a necessidade de novas contratações e os levantamentos necessários à realização de novo concurso estão sendo providenciados.

Após aprovação do mesmo pela Diretoria do SERPRO haverá ampla divulgação na imprensa oficial, jornais de grande circulação, site da empresa contratada para realização do concurso e no próprio site do SERPRO.

Atenciosamente,

Marcelo Batista de Noronha

Divisão da Gestão de Carreiras - GPCAR/GPGAC/SUPGP SERPRO/SEDE - 1º Andar - Ala "c"

MCT

O edital para o concurso do MCT está previsto para ser publicado, no Diário Oficial da União e nos grandes órgãos de comunicação, no final do mês de junho ou no início de julho do corrente ano.

Atenciosamente,
Ouvidor-Geral do MCT

"O lance" agora é esperar e enquanto isso estudar muito se quizer enfrentar uma das vagas. Bons Estudos!

PS.:

Previsão de vagas: SERPRO = 700 vagas, MCT = 338 vagas. (Fonte:InfoExame)

4 comentários:

por um Brasil de Cidadania disse...

Bom dia
Sabe aquela conversa sobre cidadania, fazer um Brasil melhor, que a gente acha muito bonita, mas, quase sempre, por falta de tempo, acabamos deixando de lado? Vamos mudar essa história.
O site Um Brasil de Cidadania, desenvolvido para a Ação Global do SESI, vem justamente criar um jeito prático para que cada um faça sua parte.
Uma foto, um vídeo, uma simples frase, coisas do dia-a-dia, cada coisa tem seu valor na construção de um Brasil com mais cidadania. Nossa missão é estimular as pessoas a mostrarem como têm colaborado. E isso pode ser mais fácil do que parece. Existem duas formas de contribuir. A primeira é adicionar tags específicas às fotos do Flickr , posts no Twitter e vídeos do YouTube ligados ao tema (conforme exemplo em anexo) e eles serão mostrados no site da ação. E a segunda é contribuir no próprio site, deixando seu depoimento. Para entender melhor como funciona, visite http://www.umbrasildecidadania.com.br/?name=Blogs&V199
As tags para vídeos, posts e fotos são: cidadania, caridade, voluntariado, voluntário, beneficente, doação, donativos, SESI, ONG, “Ação Global”, "ação social", "ajuda ao próximo", "responsabilidade social", "serviço comunitário", “brasil de cidadania”.
Obrigada por contribuir por um Brasil com mais cidadania.

Unknown disse...

Pessoal,

segue o link para a maior e melhor apostila de concursos de TI de toda a Internet. É uma apostila mais de 500 páginas que foi preparada por um grupo de estudos formado por engenheiros e cientistas da computação.

A apostila já garantiu a aprovação em concursos de TI da Petrobras, BNDES, Câmara dos Deputados e Tribunais Federais. O índice e as estatísticas de aprovação da apostila podem ser conferidos nos links abaixo.

http://handbookdetiparaconcursos.blogspot.com/

ou no Mercado Livre

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-83363389-apostila-concurso-analista-sistemas-ti-informatica-completa-_JM

Luiz Henrique C. Corrêa disse...

Olá. Você tem conhecimento sobre o plano de cargos e salário do SERPRO?

Anônimo disse...

radiocarbon lend bahadur kuksa medicolabs crux esprit ointment bachelor varicella concerted
lolikneri havaqatsu