8 de abril de 2008

Marley & Me - Marley & Eu

 marley1 Será mais uma história de cão superdotado?

Iniciando hoje um comentário literário neste blog, resenho a respeito de um livro que acabou me surpreendendo de certa forma. Não é um livro que tenha comprado ou tenha escolhido em uma prateleira qualquer na casa de um amigo, ou até mesmo  em uma biblioteca. Muito menos um livro antigo, mofado, encontrado num fundo de um baú cheio de "quinquilharias". Tal livro me foi emprestado sem que ao menos eu esboçasse qualquer interesse em lê-lo, e confesso que a capa não me atrairia muito, caso o visse jogado por ai. Marley & eu, apresenta traços literários simples, e narra a história de um cão, e como o comportamento deste animal influencia o dia-a-dia de família americana...

Seria o Ritimtim?

Pois não o é. Diria que está muito longe de chegar aos pés da Lassie. Na verdade é um cão como qualquer outro, ou talvez até mais adoravelmente insuportável que os que costumeiramente estamos acostumados a ver ou conviver. Marley é o exemplo de como aquela gracinha da loja de animais pode ser tornar um demônio dentro de casa.marley2

Iniciei minha leitura totalmente cheio de preconceitos. Esperava que a qualquer momento o cão pudesse salvar uma criança de um prédio em chamas, ou até mesmo que a perspectiva da narrativa pudesse mudar repentinamente para o ponto de vista do cachorro em questão. Mas não! A simplicidade do texto me prendeu até o final, e sem duvida é o elemento que atraiu inúmeros fãs pelo mundo.

A história em si, não é repleta de aventuras inimagináveis como saga de Benge (cinema). Na verdade o ponto alto do livro fica por conta de como o autor consegue extrair certas lições de vida a partir de atos de seu cão perante os acontecimentos. Digamos que traços de auto-ajuda expostos de uma maneira inteligente e bem humorada.

Marley me parece um cachorro genérico. Pode ser o Bob de São Paulo ou até mesmo o Totó do interior do estado do Pará. Ele é como qualquer outro, cheio de fraquezas e irracional como os demais animais.  E é justamente essa similaridade com a realidade que emociona e faz do livro um boa leitura.

Boa noite!

Downlod do livro para degustação:

folhas

Esse vídeo abaixo mostra o verdadeiro Marley, pra quem leu o livro sabe que estou falando do filme "A grande jogada", citado durante a história.

images Curiosidade: O ultimo capítulo do livro é totalmente "avulso" em relação aos demais. É possível lê-lo sem estragar a leitura dos outros posteriormente, tendo apenas um esboço do que está por vir(ou se passou) nessa obra não-ficção.

Dica: O melhor livro que já li em 2008 se chama Admirável Mundo Novo, uma história muito interessante e com uma linguagem mais complexa que a de Marley & Eu. Ótima obra!

Site oficial do livro: Marley and Me.

Um comentário:

Anônimo disse...

marley e eu!!! um livro que marca qualquer pessoa...
adorei ler o livro, é sem duvida uns dos melhores livros que ja li.