1 de março de 2008

A lingua Inglesa e o Mercado de Trabalho ( Business X English )

Seria o Inglês um diferencial para o mercado de trabalho?

A resposta é obvia.... ou talvez nem tanto...

NÃO. Sinto lhes informar que minha vivência me ensinou que o domínio da língua Inglesa NÃO é um diferencial nos dias atuais.

E para ser sincero, minha idade não me fez conhecer os dias em que ele foi. Só tenho o conhecimento de que já foi um dia, devido a relatos de professores e amigos que viveram durante o período em que o conhecimento de uma segunda língua te garantia a inserção em bons empregos.

O fato de o inglês ser uma língua falada por pelo menos dois bilhões de pessoas -nativos e estrangeiros- em todo o mundo num futuro breve fará com que o seu domínio não seja mais uma vantagem competitiva, segundo um estudo publicado pelo Conselho Britânico (fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u50951.shtml).

Na verdade este fato já é realidade e pode ser sentido facilmente. Experimente buscar uma vaga relacionada a nível superior em algum site que as ofereça (o VAGAS.com.br, por exemplo). Dificilmente você encontrará alguma oportunidade em que o inglês não seja característica essencial para pleitear a vaga. O destaque para este “SKILLED”, termo utilizado para designar um profissional qualificado, é ainda mais essencial nas oportunidades relacionadas à Tecnologia da Informação. Sem o Inglês você não entra e muito menos sobrevive neste mercado devido a infinidade de material técnico disponível somente nesta linguagem.

Para ilustrar este fato é interessante assistir este vídeo disponível no YOUTUBE. Trata-se de um capítulo de um quadro do programa Fantástico, da rede Globo de televisão, chamado “Emprego de A a Z” no qual o tema principal é FORMAÇÃO, contanto uma história interessante a respeito de uma candidata a uma vaga que não tinha conhecimento da língua Inglesa.

Para aqueles que quiserem começar seus estudos estou disponibilizando um material da escola de idiomas WIZARD, que está disponível em alguns blogs pela rede:

Curso de Inglês WIZARD (Audio + PDF)

3 comentários:

Anônimo disse...

Na realaidade gostaria de lhes perguntar se a fluência em inglês é exigida no mercado de trabalho, porque não tenho fluência em inglês, e se isso poderia me prejudicar no mercado de trabalho.

Anônimo disse...

ATENÇÃO!!!
HÁ UM SITE PORNÔ APARECENDO QUANDO CLICAMOS PARA FAZER O DOWNLOAD DO CURSO WIZARD NESTA PÁGINA!!! ORGANIZADORES DO SITE O QUE É ISTO?????????

Anônimo disse...

que poha e essa??? um site porno no lugar do download???? ai ta fudendo ne