18 de abril de 2008

Quem é Steve Jobs? Apple e os Piratas do Vale do Silício.

 apple-logo1 I-Pod, I-Phone, Macintoch ou Mac, OS, Safari, I-Tunes. Se você navega pela internet, com certeza já se deparou com alguma destas nomenclaturas presentes em textos, reportagens, e até mesmo nestas janelas inoportunas que insistem em aparecer durante a navegação pela WEB, as famosas janelas popup. O que teriam elas em comum?

Antes de responder a esta pergunta, vou adicionar mais uma marca conhecida ao nosso contexto. Você conhece a Pixar?

Você não sabe do que estou falando? Tente se lembrar dos seguintes filmes: Procurando Nemo (Finding Nemo), Os incríveis (The Incredibles), ou mais recentemente da animação Ratatouille. Todos eles são produções da Pixar Animation Studios.

pixar

A ligação entre a produtora de animações Pixar e a mega-corporação Apple – criadora e detentora dos direitos de venda do famoso tocador de mp3, I-Pod, e das demais marcas citadas no inicio deste artigo – é a figura do profissional Steven Paul Jobs.

Mais conhecido como Steve Jobs, este homem é sem duvida uma das figuras mais importantes no avanço tecnológico oferecido pelos sistemas de informação. Visto que foi justamente a Apple (empresa em que foi co-fundador) a desenvolvedora do primeiro projeto para a construção de uma interface gráfica para computadores baseada por navegação de ícones, pastas e janelas. Tudo isso acionado por um mouse - naqueles tempos os computadores só usavam o teclado. Posteriormente este projeto seria a inspiração (ou até mais que isso) para o amplamente utilizado sistema operacional Microsoft Windows, presente nos computadores pessoais de grande parte das pessoas.

Sua conduta questionável como administrador de pessoas, não ofuscava seu brilhantismo. Mesmo após ser afastado da direção da Apple, fundou a Next e adquiriu a Pixar, que sob liderança de Steve Jobs produziu o primeiro filme infantil animado na sua totalidade por computador, "Toy Story". Hoje a Pixar é um dos maiores estúdios de filmes animados do mundo, ao lado da Dreamworks.

Em 1996 a Apple, que estava desenvolvendo um novo sistema operacional, comprou de Steve Jobs a NeXT Computer para poder utilizar o NeXTStep como base para o seu novo sistema operacional. Com esta operação Jobs retornou para a Apple - que estava numa situação financeira frágil, promovendo assim a re-ascensão da empresa.pirates

Sendo hoje o maior acionista individual da Disney após a venda da Pixar para a empresa de comunicação e animação do nosso amigo Mickey Mouse, Steve Jobs é uma figura que ao longo dos anos provocou algumas polêmicas. Grande parte destas podem ser vistas no filme Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley) que mostra a trajetória da empresa Apple, liderada por Steve Jobs, e posteriormente de maneira paralela o surgimento da Microsoft.

O filme relata as inúmeras jogadas administrativas executadas por dois grandes empresários: Steve Jobs e Bill Gates. O filme inicialmente mostra os dois como estudantes universitários e como foram capazes de mudar o rumo da informática na época.

Se você ainda não viu eu recomendo que baixem através dos links abaixo. Você nunca será o mesmo depois de ver este filme.

Pirates of Silicon Valley + Legenda BR (parte1)

Pirates of Silicon Valley + Legenda BR (parte2)

Pirates of Silicon Valley + Legenda BR (parte3)

Pirates of Silicon Valley + Legenda BR (parte4)

Pirates of Silicon Valley + Legenda BR (parte5)

Pirates of Silicon Valley + Legenda BR (parte6)

Pirates of Silicon Valley + Legenda BR (parte7)

Pirates of Silicon Valley + Legenda BR (parte8)

Tamanho: 700MBytes

Formato: .avi

Abaixo seguem dois vídeos muito interessantes onde Steve Jobs, participa da formatura de alunos da Universidade de Stanford. Sinceramente é um discurso emocionante e sem dúvida, inspirador.

Detalhe: os vídeos já estão legendados.

Steve Jobs em Stanford (legendado) [parte 1]

Steve Jobs em Stanford (legendado) [parte 2]

 

“Sejam sempre famintos... Sejam sempre tolos...”

Um comentário:

Willian disse...

Como faço pra adicionar a legenda?