26 de abril de 2008

Desvendando o eMule: Configuração, utilização e Pontuação. (parte 2)

Seguindo a postagem de contribuição ao Movimento Blog Voluntário.Blog Voluntário

eMule:

Como configurar?

Como funciona o sistema de pontos?

Lembrando que este é a segunda parte de um total de duas. E que na primeira parte deste artigo foram demonstradas as configurações referentes ao software de compartilhamento de arquivos pela internet, eMule.

Prosseguindo...

Você já deve ter se perguntado algumas vezes porque sua taxa de download no eMule é tão baixa. Ou porque tantas pessoas adoram este sistema e você não consegue utilizá-lo satisfatoriamente.

Na verdade, os equívocos referentes a qualidade de download do eMule se devem geralmente exclusivamente ao desconhecimento em relação aos critérios de atribuição de pontos impostos pelo software.

Isso mesmo, existe uma pontuação dentro do eMule. E esta pontuação é determinante para fazer com que você passe na frente de outros usuários nas filas de downloads e consiga melhores resultados.

Mas como ver a pontuação do eMule?

Calma! Se você nunca viu essa pontuação, não se preocupe. Realmente nao é possível vê-la. Pelo menos, não a sua. Para ver a pontuação do usuário no qual você esteja transferindo a ele algum arquivo clique com o botão direito do mouse sobre o apelido dele e posteriormente clique em "Exibir Detalhes". Os pontos estarão presentes na parte inferior da janela que se abrirá.

Vamos entender um pouco mais como funciona estes critérios de pontuação (Obs.: o texto foi extraido do site do emule, com algumas alterações).

424px-EMule_mascot_svg O sistema de créditos é utilizado para recompensar os usuários que contribuem com a rede, fazendo upload para outros clientes.

O sistema de fila no eMule é baseado no tempo de espera que um usuário gasta na fila. O sistema de créditos fornece um modificador maior para este tempo de espera levando em consideração o upload e o download entre os dois clientes. Quanto mais um usuário fizer uploads, mais rápido ele avança na fila de clientes.

Os modificadores são calculados da quantia de dados transferida entre os dois clientes. Os valores utilizados podem ser vistos no diálogo de detalhes do cliente.

Há dois modificadores de crédito diferentes avaliados:
Razão 1 = Upload Total x 2 / Download Total
Razão 2 = SQRT(Upload Total + 2)
Ambas as razões são comparadas e o valor mais baixo é utilizado como modificador.
Algumas condições de limite também existem:

  • Upload Total < 1MB => Modificador = 1
  • Download Total = 0 => Modificador = 10
  • O modificador não deve ser menor que 1 ou maior que 10

pontos

Notas:

Todos os upload de clientes para você são recompensados pelo sistema de créditos. Não importa se o cliente suporta o sistema de créditos ou não.

Clientes não suportados não concederão a você nenhum crédito quando você fizer upload para eles.

Créditos não são globais. Eles são trocados entre dois clientes específicos.

Créditos são armazenados nos arquivo clients.met. O hash do usuário único é utilizado para identificar o cliente.

Seus próprios créditos são salvos pelo cliente que deve a você os créditos. Isto previne a falsificação dos créditos.

Seus próprios créditos não podem ser exibidos.

O que são estes créditos e por que eu devo colecioná-los?
Créditos recompensam usuários que fazem upload. A quantidade transferida de dados determina a quantidade de créditos. Créditos não são globais, eles podem somente ser utilizados no cliente que concedeu os créditos.
Créditos são um modificador maior quando calculando o progresso na fila de outro cliente. Quanto mais créditos você tem mais rápido você avançará.

Onde Eu posso ver minha contagem de créditos?
Para prevenir manipulação do escore, os créditos não são armazenados localmente em seu disco rígido mas no disco rígido do outro cliente. Então não é possível contar seus próprios créditos.

Eu perdi /apaguei meu arquivo clients.met. Meus créditos estão perdidos?
Perder este arquivo não faz com que seus créditos sejam perdidos mas todos os créditos de outras pessoas, seus clientes. O eMule cria uma cópia de segurança do arquivo clients.met (clients.met.BAK) assim você pode restaurar o arquivo renomeando a cópia de segurança para clients.met.

Como perder os créditos de qualquer modo.
Como descrito acima os créditos são emparelhados com a autenticação do usuário segura. A chave secreta para esta autenticação é calculada da informação que é armazenada em preferences.dat e em cryptkey.dat. Se um deste arquivos for perdido você não vai mais ser capaz de provar que você é o dono legal dos créditos.

De maneira geral, seus créditos ou pontos, são exclusivos da relação com determinado usuário, isto significa que se você transferiu anteriormente algum arquivo para aquele usuário, terá privilégios ao baixar arquivos dele. Um outro item importante é que você não pode ver os teus créditos, mas a pessoa que estiver baixando de você poderá vê-los, repetindo o mesmo processo descrito anteriormente no qual você viu a pontuação de um usuário que estava fazendo download de você.

Aqui encerra minha contribuição.

Bom final de semana a todos!

4 comentários:

Tech+ Blog disse...

Bom podemos fazer assim: você pode publicar algum texto no seu blog sobre um conteúdo relacionado ao meu e eu publico algum texto com conteúdo relacionado ao seu. No final da postagem, colocamos um link no estilo "leias mais no blog xxx"...

Eu já fiz isso com o Diego do Computer Dicas, olha o post neste link:

http://moorpheuss.blogspot.com/2008/04/termos-de-informtica-4-tcpip.html

Se interessar ou tiver outra sugestão, entre em contato.

Abraços.

danii disse...

muito esclarecedor...
as vezes eu não entendia pq só eu tinha prolblemas com o emule...agora eu entendi um pouco... bjão

www.daniilopes.blogspot.com

Rodrigo disse...

Para quem nao sabe como usa o emule fica uma bela explicaçao, tbem participei so MBV e di minhas dicas

Parabens

Luis Felipe disse...

pesquisei o dia todo..
sobre isso
poucos falam sobre..
muitos falam eu axo..

gostei muito do topico..
eu uso emule a muito tempo..
imaginava que existia tal pontos..

+ mesmo assim este topico tirou minhas duvidas e ctz de quem esta começando agora